Perguntas Frequentes

Topo

 

Como me registo no Troca-se.pt?

Se tiver uma conta de Facebook, pode clicar em "Login com Facebook". Aí vai-lhe abrir uma página no próprio Facebook onde terá que clicar em "Ir para Aplicação".
Depois a página de registo irá abrir sozinha. Tem de preencher os dados que são pedidos e clicar em "Guardar".
Se pretender criar um registo que não esteja ligado ao Facebook, tem a opção de criar um registo normal através da página de Registo.
Tem de preencher todos os campos obrigatórios (os seus dados pessoais não serão visíveis ao público).
Depois receberá no seu endereço de e-mail uma mensagem nossa para activar a sua conta.

Topo

 

Como funciona o Troca-se.pt?

Após efectuar o registo no site, terá de inserir os itens que tem para trocar através do link Adicionar Novo Item, bem como dizer o que procura em Novo Desejo.
Quando encontrar algo que queira trocar por um item seu, clique em "Eu quero isto" e faça uma proposta de troca por um dos seus itens.
Depois basta aguardar a resposta do outro utilizador.

Pode verificar o estado das suas trocas através do link As minhas trocas. Nessa página mostra todas as trocas pendentes, a decorrer, completas e canceladas. Clicando nelas, tem a possibilidade de conversar em privado com o outro utilizador e combinar como a troca será efectuada.
As trocas devem ser efectuadas sempre em mãos e em locais públicos. Se possível vá acompanhado. Não envie nada por correio. Tenha em atenção o Índice de Confiança dos utilizadores e feedbacks recebidos.
Relembramos que no Troca-se.pt não são permitidas vendas, apenas trocas de itens entre utilizadores.

Topo

 

Quando custa publicar um anúncio?

A utilização do site Troca-se.pt é totalmente grátis.

Topo

 

Posso colocar os meus dados pessoais nos anúncios?

Por motivos de segurança não permitimos a colocação de dados pessoais nos anúncios tais como números de telefone, e-mails e páginas de internet que contenham os dados mencionados anteriormente. Todas as trocas devem ser combinadas através do sistema de trocas do site onde as situações podem ser devidamente averiguadas. Só desta forma é possível classificar ou denunciar utilizadores.

Topo

 

Que tipo de anúncios são proibidos no Troca-se.pt?

Não podem ser inseridos produtos que violem leis de restrição à pirataria de informática e direitos do autor, desbloqueio de artigos tecnológicos tais como telemóveis, consolas e produtos semelhantes, material adulto/erótico, considerado pornográfico ou obsceno (o que inclui conteúdo com nudez, transparência total ou parcial, poses lascivas ou provocantes, exposição de seios, glúteos ou genitais), religiosamente ofensivo, político, racista, preconceituoso, xenófobo, que propague a violência, ódio ou incite conflitos. Também não é permitida a colocação de tabaco, narcóticos, qualquer tipo de arma - de fogo, branca, de ar, de alarme, decorativa ou apenas desportiva (tal inclui material de paintball, airsoft ou qualquer outro semelhante), produtos farmacêuticos/medicamentos, órgãos humanos, bens nocivos à saúde e vida humana, alusão a apostas e bens que não existam.
Anúncios que contenham publicidade, ofertas ou pedidos de emprego, aquisição de empresas, links para outros sites de trocas/vendas, valores de referência, que sejam considerados Spam ou que tenham outro propósito que não seja a troca de itens ou serviços gratuitos entre utilizadores serão removidos.

Topo

 

O Troca-se media as trocas?

O Troca-se não media qualquer troca.

Topo

 

Como posso apagar comentários?

Apenas os comentários que violam as regras são removidos. Ou, caso tenha referido algum dado privado seu por engano, podemos remover o mesmo se assim o desejar. Tem a possibilidade de denunciar os comentários que considere inapropriados ou ofensivos e consoante o contexto e gravidade poderão ser removidos ou não após análise.

Topo

 

Como posso deixar de receber notificações de um determinado anúncio?

Para deixar de receber notificações de um determinado anúncio, basta que clique em "Deixar de receber notificações" mesmo por baixo da caixa de texto onde escreve comentários no anúncio em questão. Tem também a possibilidade de editar os anúncios que segue e editar as notificações dos mesmos na página "Favoritos".

Topo

 

Posso alterar o meu nome de utilizador?

A partir do momento que hajam comentários, anúncios inseridos ou propostas de troca efectuadas com o nome de utilizador em questão, a alteração não é permitida.

Topo

 

As minhas trocas foram canceladas. Porquê?

Quando um utilizador aceita uma troca, o item deixa de estar disponível para outras possíveis trocas, pois não pode trocar o mesmo item várias vezes.
No entanto, tem sempre a possibilidade de cancelar a troca e o seu item estará novamente disponível para novas propostas.

Topo

 

Se não houver nenhum item interessante para trocar, posso fazer uma proposta de venda?

Não. O site Troca-se.pt destina-se apenas à troca de itens entre utilizadores sem dinheiro envolvido.

Topo

 

Como saber quais são os melhores "trocadores"?

Depois de cada troca ser realizada fisicamente (ou não) é possível dar um feedback sobre o membro com quem se realizou a troca e atribuir uma cotação de 1 a 5 estrelas.
Essas estrelas e feedback podem ser visualizadas na página de cada membro. Tais, gerem também o Índice de Confiança. Para saber do que se trata, consulte o ponto 25 desta página.
As trocas realizadas apresentadas no perfil de cada utilizador são as trocas aceites e confirmadas por ambas as partes. A avaliação torna-se possível a partir do momento que a proposta de troca é aceite. Portanto, também é possível avaliar um utilizador quando a troca depois de aceite é dada como não realizada como forma de avaliar a honestidade e fidedignidade dos utilizadores. 

Topo

 

Como posso avaliar um utilizador?

Clicando no link "As minhas trocas", tem acesso a todas as trocas pendentes, completas e canceladas.
Depois de uma proposta de troca ser aceite por ambas as partes, terá de responder à pergunta que surge e proceder à avaliação.

Topo

 

O meu comentário foi removido. Porquê?

Comentários que que violam as regras do Troca-se.pt são removidos.

Topo

 

O meu anúncio foi bloqueado. Porquê?

Por favor consulte as regras do Troca-se.pt.

Topo

 

Como posso conversar de forma privada com um utilizador?

Se desejar comentar ou partilhar alguma informação privada apenas com um utilizador especifico pode fazê-lo quando faz uma proposta de troca a alguém. Nessa área todos os comentários são privados entre os dois utilizadores.

Topo

 

Não consigo inserir anúncios/fotos. O que se passa?

Verifique se algum campo foi esquecido ou se estará a introduzir caracteres não permitidos no título.
Tenha em atenção o tamanho limite de 5MB por fotografia.
Aconselhamos também a utilizar uma versão actualizada do Chrome ou Firefox para navegar no site pois por vezes versões mais antigas podem dar problemas de compatibilidade.

Topo

 

Como apagar ou editar um anúncio?

Através do link Os meus Itens que se encontra no menu do canto superior direito do ecrã, tem a possibilidade de Editar ou Apagar os seus anúncios.
As mesmas opções também poderão ser encontradas no final do anúncio, abrindo a página do mesmo.
Caso o item se encontre envolvido numa troca e esta tenha sido aceite e dada como realizada, o item fica marcado como trocado, logo não pode ser apagado. O mesmo acontece quando a troca é aceite mas ainda não respondeu à pergunta "Como correu a troca?". Neste segundo caso, poderá indicar que a troca não ocorreu podendo assim apagar o item posteriormente. Se a troca não foi aceite, pode clicar no botão "Cancelar" a qualquer momento. 

Topo

 

Como posso saber quais são os itens mais perto da minha área de residência?

Tem a possibilidade de fazer pesquisa por região e trocar itens com utilizadores que estão mais perto da sua área de residência.

Topo

 

Posso ter mais do que uma conta?

Não. Cada utilizador só pode ter uma conta. Utilizadores que tenham mais do que uma conta serão banidos. Se ocorrer o caso de computador partilhado, é favor informar a administração/moderação. Relembramos no entanto, que, independentemente da ligação entre os dois utilizadores, os mesmos não poderão introduzir anúncios repetidos.

Topo

 

Fui vítima de fraude. O que fazer?

Qualquer caso de fraude, tentativa de tal ou que viole as regras do Troca-se.pt deve ser imediatamente denunciado à administração através do nosso formulário de contacto no próprio site. Ao fazer uma denúncia deve fornecer o link da troca em questão onde contém os comentários trocados entre os utilizadores de forma a podermos verificar a veracidade da acusação e tomarmos a devida acção relativamente ao utilizador; no entanto, o Troca-se.pt não é responsável por qualquer negócio ou pela forma como se realizam. O Troca-se.pt destina-se apenas à colocação dos anúncios online, não é intermediário dos negócios. Casos de burla devem ser denunciados às autoridades competentes.
Por motivos de segurança, aconselhamos os utilizadores a fazerem sempre trocas apenas em mãos, em locais públicos e se possível acompanhados. Nunca por correio. Devem também utilizar o sistema de trocas privado do site como única forma de comunicação onde só assim as situações podem ser devidamente averiguadas em casos do género.
Nós não temos qualquer tipo de controlo em mensagens ou trocas realizadas por e-mail ou outra via, visto que em nada estão ligadas ao site.
Caso opte por resolver a situação por via legal, estamos disponíveis para fornecer todas as informações necessárias disponíveis no nosso sistema.
Relembramos apenas que legalmente apenas podemos fornecer os dados relativos aos utilizadores às autoridades competentes após uma queixa formal ser emitida e requisição por parte das mesmas.

Topo

 

A minha conta está banida. Por quanto tempo?

Caso tenha violado deliberadamente ou não as regras do Troca-se.pt, a sua conta será banida de forma definitiva. Não há prazer em banir membros, mas isso acontecerá sempre que se justifique para manter o Troca-se.pt um lugar aprazível. O desconhecimento das regras não desculpa o seu incumprimento.

Topo

 

Posso denunciar anúncios/utilizadores/comentários?

O Troca-se.pt dispõe de uma equipa de suporte que regularmente supervisiona a qualidade e validade dos anúncios e comentários inseridos.
No entanto, dada a dimensão do Troca-se.pt poderá deparar-se com situações que vão contra os Termos e Condições.
Sempre que encontrar um anúncio/utilizador/comentário que viole as regras do Troca-se.pt, agradecemos a sua disponibilidade para denunciar a situação, seja através do formulário de contacto ou denunciando comentários que considere ofensivos e/ou que violem as regras do Troca-se.pt.
Ao fazer uma denúncia deve ser o mais objectivo possível, fornecendo-nos todos os dados necessários de forma a podermos verificar a veracidade da acusação e tomarmos a devida acção relativamente ao utilizador. Por motivos de segurança o sistema de trocas privado do site deve ser utilizado como única forma de comunicação, onde só desta forma os utilizadores podem ser denunciados, avaliados e as situações devidamente averiguadas. Não faça denúncias falsas ou insensatas. Não acuse sem provas nem precipitadamente. Comentários ou anúncios que incitem a conflitos entre utilizadores serão removidos e a sua insistência poderá levar ao encerramento da sua conta. 

Topo

 

O meu anúncio está pendente para aprovação, o que significa?

Alguns itens são selecionados para uma aprovação, sendo esta realizada num curto período de tempo. Terá de ser paciente e aguardar. A aprovação de anúncios é um procedimento absolutamente normal e serve como forma de controlar a qualidade e seriedade dos anúncios inseridos. 

Topo

 

O que é o Índice de Confiança?

O Índice de Confiança é baseado na média de Bayesian e é gerado através de um cálculo das trocas realizadas com as avaliações obtidas.
Enquanto que o número de estrelas apresentado representa apenas a média das avaliações obtidas, o Índice de Confiança penaliza mais qualquer avaliação negativa e calcula essas avaliações baseando-se também no número de trocas.
Por exemplo, um utilizador com cinco trocas e cinco estrelas terá um Índice de Confiança mais baixo do que um utilizador com dez trocas e cinco estrelas. No entanto, caso o segundo utilizador receba duas avaliações negativas acrescentadas às dez, o Índice de Confiança será mais baixo do que o primeiro utilizador com menos trocas.
Desta forma, a avaliação de cada utilizador torna-se mais precisa e fiável.

Topo

 

Não concordo com o feedback que me foi atribuído. Como posso removê-lo?

As avaliações são definitivas e não podem ser removidas.
A avaliação fica disponível apenas a partir do momento que a proposta de troca é aceite por ambos os utilizadores e ambos têm direito a atribuir o feedback que achem mais adequado mesmo que pareça injusto.
O Troca-se.pt não sendo mediador das trocas efectuadas nem tendo acesso ao estado dos artigos também não pode interferir nas avaliações dos utilizadores.
Avalie apenas após o negócio ser totalmente concluído (sendo ou não realizado) e - caso se aplique - os artigos serem devidamente testados.
Em caso de engano na atribuição de uma avaliação/feedback, terá de ser o próprio utilizador que a atribuiu a contactar-nos indicando o link da troca, confirmar o próprio erro e solicitar que tal seja alterado. Aí, a situação será analisada.
Caso deseje denunciar um feedback ofensivo, contacte-nos indicando o link da troca e o mesmo será analisado.

Topo

 

Concluí e avaliei uma troca mas o outro utilizador não me atribuiu qualquer feedback. O que posso fazer?

Os utilizadores recebem automaticamente um alerta do Troca-se.pt a relembrar que ainda não avaliaram uma troca específica.
Poderá contactar o utilizador e solicitar que o feedback lhe seja atribuído.
No entanto, o Troca-se.pt não pode alterar ou atribuir feedbacks pelos utilizadores nem mesmo insistir com os mesmos para que tal seja feito.
Relembramos que embora recomendável, a atribuição de feedback e avaliação não é obrigatória.

Topo

 

Não consigo aceder à minha conta / Erro de "Login Inválido".

O seu nome de utilizador é o nome que será apresentado publicamente e é também o que deverá ser introduzido no campo de Login.
Caso se tenha esquecido da sua palavra passe, por favor clique em "Recuperar Password", entre no seu e-mail e siga as instruções indicadas.
Não se esqueça de verificar a sua caixa de Spam.
Por favor confira se os dados que introduz estão correctos e/ou se o Caps Lock está ligado. Relembramos que depois de clicar em "Recuperar Password" terá de verificar o seu e-mail de imediato e clicar no link recebido pois o mesmo expira em 30 minutos.
Não o faça repetidas vezes, pois de cada vez que pede a recuperação da password o link anterior é anulado.
Caso a sua conta tenha sido criada através do Facebook, não há qualquer password associada ao Troca-se.pt. Os seus dados de login são os mesmos da sua conta de Facebook associada. Ao criar uma conta em qualquer site através da sua conta de Facebook significa que as duas contas estão interligadas como uma só. A sua informação de registo no Troca-se.pt pertence e está alojada no Facebook - o que inclui os seus dados de login.
Portanto, para fazer login basta clicar em "Entrar com Facebook" e introduzir os seus dados de login do Facebook.
Ao criar uma conta por favor tenha em atenção aos caracteres não permitidos para o nome de utilizador. Por favor utilize apenas letras (a-z), números e _ (underscore).